Ferramentas de gerenciamento de TI para projetores interativos

Os projetores interativos permitem que apresentadores, instrutores e alunos se envolvam com as imagens que exibem. Dependendo dos locais de uso e das necessidades individuais, você deve considerar uma variedade de recursos possíveis ao adquirir projetores interativos para o seu campus. Alguns projetores atuais permitem que vários dispositivos interajam com a imagem, enquanto a maioria permite que os apresentadores deslizem, escrevam ou movam a imagem com uma caneta ou simplesmente com as mãos. Para aproveitar ao máximo essa tecnologia emergente, você deve considerar uma variedade de ferramentas de software de TI atualmente no mercado para uso com esses projetores. Aqui estão alguns elementos-chave a serem procurados.

Funções básicas do smartboard

A maioria dos projetores interativos vem com ferramentas de software de smartboard básicas, permitindo aos usuários marcar na imagem projetada usando uma caneta, estilete ou dedo. Procure um software que inclua uma série de opções de escrita - como caneta, marca-texto ou marcador - e uma variedade de larguras de ponta de caneta, dependendo das necessidades do usuário, junto com ferramentas de borracha. Se o software do smartboard estiver instalado em um computador conectado, a imagem anotada deve ser fácil de salvar como um arquivo para uso posterior.

Colaboração de dispositivo

Dependendo da marca e do modelo, muitos projetores interativos permitem que vários dispositivos se conectem e colaborem ao mesmo tempo. Em turmas pequenas onde os alunos trazem seus próprios dispositivos para trabalhar de forma colaborativa, esse recurso é essencial. Os instrutores podem conectar seus dispositivos móveis e transmitir vídeos ou imagens de projetos instantaneamente. Alguns softwares incluem recursos de colaboração em pequenos grupos, onde vários alunos podem conectar os dispositivos de seu grupo para trabalhar em um projeto e, em seguida, projetar os resultados na tela grande. Os recursos de colaboração também criam oportunidades para os instrutores incorporarem pesquisas de opinião, questionários pop-up e outras atividades interativas em suas aulas. Mesmo em grandes salas de aula com centenas de alunos, os participantes podem ler uma pergunta na tela, responder por meio de seus dispositivos móveis e ver os resultados das pesquisas instantâneas.

Recursos de rastreamento de movimento

Quando um projetor interativo é combinado com um sensor montado na parede, os usuários podem interagir com as imagens usando um software de rastreamento de movimento. Isso permite que os instrutores usem gestos para manipular, deslizar ou mover imagens. Dependendo do posicionamento do projetor, o software de rastreamento de movimento permite que você crie uma parede, mesa ou piso interativo. Embora esse recurso não seja necessário em muitas salas de aula, pode ser muito útil em outras.

Reconhecimento de caligrafia

A maioria dos softwares permite que os usuários escrevam na superfície projetada e alguns incluem o reconhecimento de manuscrito - a capacidade de converter as palavras escritas em texto editável. Outro recurso, disponível com algum software, permite que os instrutores escrevam em um quadro branco real enquanto o projetor captura e salva a imagem para uso posterior, permitindo também que palavras escritas sejam convertidas em texto.

Procurando por tecnologia interativa para sua instituição? Visite a Epson Higher Education hoje para saber mais sobre nossos projetores interativos, incluindo visores interativos BrightLink para educação.


#Artigo #Ensinosuperior

0 visualização0 comentário